top of page

TERRA DOS CÂNIONS, TERRA DE AVENTURA

Um lugar único no mundo, uma beleza que encanta antes, durante e depois de conhecer este paraíso. somente pessoas de extremo respeito à natureza conseguem entender o valor da simplicidade que o lugar reserva aos seus visitantes.  Quem vem aqui sai com apenas um desejo: o de voltar.

Somado à paisagem natural, a cultura típica local, a hospitalidade do povo serrano, com as aconchegantes pousadas, a gastronomia típica e variada, eu posso dizer: QUE LUGAR INCRÍVEL!

A pequena cidade de Cambará do Sul encanta pela riqueza de seus tesouros naturais, como Cânions, rios e arroios, as mais diversas cachoeiras, as florestas de araucárias e as cordilheiras aveludadas que aqui se apresentam, formam um verdadeiro santuário ecológico na Serra Gaúcha no nordeste do estado do Rio Grande do Sul.

cambara-do-sul-001.jpg
cambara-do-sul-002.jpg

Os primeiros habitantes e verdadeiros nativos foram os índios, das tribos Caáguas, Kaigangues, Xokleng entre outras, que viviam livres e em harmonia com a natureza sendo coletores de frutos e sementes. Após isso, com uma diversidade de raças, etnias e movimentos como o troperismo, ajudaram a construir antes e depois do descobrimento do Brasil, o que chamamos hoje de identidade cultural do Povo Serrano.

Tanto que alguns dos costumes mais tradicionais dos gaúchos como o churrasco e tomar chimarrão são heranças destes indígenas que aqui moravam.

O povo Serrano Cambaraense conta atualmente com cerca de 5.000 habitantes, distribuídos em três distritos num território de 1.158km². O clima é subtropical, com temperatura média anual de 18ºC, sendo mínima absoluta de -8ºC e com uma sensação térmica de -16 e a temperatura máxima já registrada e de 32ºC.  Também costuma ocorrer precipitação de neve em toda a região e é comum no inverno registrar as mais baixas temperaturas do estado e do Brasil, sendo um convite para curtir as delícias da estação.

cambara-do-sul-003.jpg
cambara-do-sul-004.jpg

A cidade abriga dois Parques Nacionais, o Parque Nacional de Aparados da Serra e o Parque Nacional da Serra Geral que somam aproximadamente 30.000 hac de áreas conservadas, ostentando uma fauna diversificada e uma flora exuberante com árvores nativas de rara beleza, com um singular valor cultural e científico, que entre outras, está a arvore da Cambará, a qual originou o nome à cidade, abençoada por Deus e bonita por natureza…

bottom of page